CONCURSO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR (A) DE PROGRAMAS

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TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROGRAMAS

A Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) é uma organização representativa dos médicos com funções regulatórias da profissão médica em conformidade com o seu estatuto aprovado na pela Lei 03/2006, de 03 de Maio.

Para a prossecução dos seus objectivos, a OrMM pretende recrutar um gestor de programas para trabalhar na sua sede nacional, sita na Cidade de Maputo.

  1. Tarefas gerais:
  • Assessorar tecnicamente a gestão e execução efectiva, eficiente e eficaz dos projectos e programas da Ordem dos Médicos de Moçambique. 
  • Apoiar no planeamento, execução e monitoria dos planos de actividades e sua execução financeira de acordo com as regras e procedimentos da OrMM e seus parceiros. 
  • Servir de principal elo de ligação entre o pessoal executivo e os órgãos sociais da OrMM.
  1. Tarefas específicas:
  • Elaborar e submeter ao CDN a proposta de Plano de Actividades e Orçamento anual da OrMM;
  • Coordenar a elaboração dos projectos e submeter aos devidos órgãos da OrMM para aprovação;
  • Supervisionar as actividades dos funcionários da OrMM em colaboração com a Gestora Executiva;
  • Assegurar a gestão geral dos programas e projectos em curso na OrMM;
  • Garantir uma ligação permanente entre as unidades de implementação dos projectos e o CDN;
  • Apoiar na preparação dos Termos de Referência/Cadernos de Encargos para o recrutamento de colaboradores e para a aquisição de bens e serviços necessários à implementação dos projetos;
  • Acompanhar a execução das atividades dos projectos, por forma a avaliar a sua coerência com os resultados esperados, bem como com o cronograma definido e os documentos contratuais;
  • Apoiar na verificação da qualidade dos produtos dos projetos;
  • Monitorar o cumprimento das metas definidas nos indicadores dos projetos, de acordo com o sistema de monitoria e avaliação com base em resultados;
  • Analisar os relatórios de execução técnica e financeira dos projetos, elaborados pela OrMM, reportando as suas conclusões ao CDN;
  • Executar outras tarefas relevantes, dentro das suas competências, atribuídas pelo CDN;
  • Coordenar a elaboração do Relatório Anual de Actividades e Financeiro e submeter ao CDN.
  1. Requisitos:
    1. Formação Acadêmica:

Formação superior na área da saúde, administração ou gestão.

  1. Experiência Profissional:

Mínimo de 03 anos de experiência profissional em gestão de projectos ou programas de organizações na área da saúde. Experiência em planeamento, organização, supervisão e monitoria de programas e projectos na área de saúde.

  1. Idiomas:

Fluência nas línguas portuguesa e Inglesa.

  1. Tecnologias de Comunicação e Informação:

Conhecimento de trabalho no pacote Office (Word, Excel, Power Point) bem como das plataformas de comunicação on-line.

  1. Competências requeridas:
  1. Compromisso Organizacional: Trabalha de forma consistente e correcta para alcançar os objectivos da OrMM. Sistematicamente age em conformidade com o Código de Ética da OrMM.
  1. Comunicação: Verifica que as informações relevantes sejam obtidas, processadas, selecionadas e disseminadas na área de trabalho. Obtém treinamento para usar as tecnologias para processar as informações relativas à área de trabalho, de forma lógica e organizada, o que facilita a disseminação da informação, resultando em informações que sejam consistentes, válidas e exatas. Mantém-se a par das tecnologias mais modernas para processar as informações relevantes para a área de trabalho, e pondera as vantagens e desvantagens.
  1. Trabalho em equipe: Incentiva os membros da equipe, agrega contribuições significativas quando participa de equipes de trabalho internas e externas, e lidera – por exemplos pessoais – as virtudes de uma equipe de sucesso: colaboração, confiança, transparência e compartilhamento de responsabilidades. Constrói e mantém relações interpessoais produtivas, baseadas em confiança, dentro e fora da OrMM. Mantém todos os membros da equipe informados, e compartilha informações relevantes e úteis.
  1. Orientação a serviço: Acompanha as dúvidas, solicitações e reclamações dos membros, parceiros e utentes. Mantém-os actualizados sobre o progresso dos programas e projectos relevantes, monitora a satisfação dos parceiros.
  1. Concepção, planeamento e gestão estratégica das intervenções de cooperação técnica: Recomenda ideias prioritárias para executar as intervenções, depois de prever seus pontos críticos, eventuais riscos e soluções. Avalia as propostas para intervenção antes de tomar decisões para executá-las. Assenta as bases técnicas para executar as intervenções em cooperação técnica, segundo a estratégia da OrMM para gerar os resultados esperados.
  1. Avaliação das intervenções de cooperação técnica: Propõe critérios para avaliar as intervenções em nível de processo, gestão e produto, além dos planos para avaliar a cooperação técnica, segundo as orientações estratégicas da OrMM.
  1. Mobilização de recursos: Estabelece parcerias e alianças com diversas instituições e organizações para obter recursos financeiros e não financeiros. É capaz de se relacionar com todos os tipos de pessoas e em todos os níveis, visando obter os recursos necessários. É capaz de apresentar e disseminar informações de forma clara. Executa os recursos segundo os acordos previamente estabelecidos com as parcerias.
  1. Acção Interinstitucional e Intersetorial: Identifica, analisa e sugere eficientemente as oportunidades de participação nas esferas de decisão quando as prioridades políticas são estabelecidas. Apoia a avaliação das políticas de saúde em termos de prazo, impacto e eficácia. Recomenda o uso de estratégias e técnicas que são constantemente actualizadas e melhoradas.

Os candidatos interessados(as) deverão enviar as suas cartas de manifestação de interesse e os CVs para os seguintes contactos: rh.ormmz@gmail.com até as 17:0o Horas do dia 03/08/2020.

Apenas os candidatos apurados na avaliação documental serão contactados para a fase seguinte.

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