TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROGRAMAS
A Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) é uma organização representativa dos médicos com funções regulatórias da profissão médica em conformidade com o seu estatuto aprovado na pela Lei 03/2006, de 03 de Maio.
Para a prossecução dos seus objectivos, a OrMM pretende recrutar um gestor de programas para trabalhar na sua sede nacional, sita na Cidade de Maputo.
- Tarefas gerais:
- Assessorar tecnicamente a gestão e execução efectiva, eficiente e eficaz dos projectos e programas da Ordem dos Médicos de Moçambique.
- Apoiar no planeamento, execução e monitoria dos planos de actividades e sua execução financeira de acordo com as regras e procedimentos da OrMM e seus parceiros.
- Servir de principal elo de ligação entre o pessoal executivo e os órgãos sociais da OrMM.
- Tarefas específicas:
- Elaborar e submeter ao CDN a proposta de Plano de Actividades e Orçamento anual da OrMM;
- Coordenar a elaboração dos projectos e submeter aos devidos órgãos da OrMM para aprovação;
- Supervisionar as actividades dos funcionários da OrMM em colaboração com a Gestora Executiva;
- Assegurar a gestão geral dos programas e projectos em curso na OrMM;
- Garantir uma ligação permanente entre as unidades de implementação dos projectos e o CDN;
- Apoiar na preparação dos Termos de Referência/Cadernos de Encargos para o recrutamento de colaboradores e para a aquisição de bens e serviços necessários à implementação dos projetos;
- Acompanhar a execução das atividades dos projectos, por forma a avaliar a sua coerência com os resultados esperados, bem como com o cronograma definido e os documentos contratuais;
- Apoiar na verificação da qualidade dos produtos dos projetos;
- Monitorar o cumprimento das metas definidas nos indicadores dos projetos, de acordo com o sistema de monitoria e avaliação com base em resultados;
- Analisar os relatórios de execução técnica e financeira dos projetos, elaborados pela OrMM, reportando as suas conclusões ao CDN;
- Executar outras tarefas relevantes, dentro das suas competências, atribuídas pelo CDN;
- Coordenar a elaboração do Relatório Anual de Actividades e Financeiro e submeter ao CDN.
- Requisitos:
- Formação Acadêmica:
Formação superior na área da saúde, administração ou gestão.
- Experiência Profissional:
Mínimo de 03 anos de experiência profissional em gestão de projectos ou programas de organizações na área da saúde. Experiência em planeamento, organização, supervisão e monitoria de programas e projectos na área de saúde.
- Idiomas:
Fluência nas línguas portuguesa e Inglesa.
- Tecnologias de Comunicação e Informação:
Conhecimento de trabalho no pacote Office (Word, Excel, Power Point) bem como das plataformas de comunicação on-line.
- Competências requeridas:
- Compromisso Organizacional: Trabalha de forma consistente e correcta para alcançar os objectivos da OrMM. Sistematicamente age em conformidade com o Código de Ética da OrMM.
- Comunicação: Verifica que as informações relevantes sejam obtidas, processadas, selecionadas e disseminadas na área de trabalho. Obtém treinamento para usar as tecnologias para processar as informações relativas à área de trabalho, de forma lógica e organizada, o que facilita a disseminação da informação, resultando em informações que sejam consistentes, válidas e exatas. Mantém-se a par das tecnologias mais modernas para processar as informações relevantes para a área de trabalho, e pondera as vantagens e desvantagens.
- Trabalho em equipe: Incentiva os membros da equipe, agrega contribuições significativas quando participa de equipes de trabalho internas e externas, e lidera – por exemplos pessoais – as virtudes de uma equipe de sucesso: colaboração, confiança, transparência e compartilhamento de responsabilidades. Constrói e mantém relações interpessoais produtivas, baseadas em confiança, dentro e fora da OrMM. Mantém todos os membros da equipe informados, e compartilha informações relevantes e úteis.
- Orientação a serviço: Acompanha as dúvidas, solicitações e reclamações dos membros, parceiros e utentes. Mantém-os actualizados sobre o progresso dos programas e projectos relevantes, monitora a satisfação dos parceiros.
- Concepção, planeamento e gestão estratégica das intervenções de cooperação técnica: Recomenda ideias prioritárias para executar as intervenções, depois de prever seus pontos críticos, eventuais riscos e soluções. Avalia as propostas para intervenção antes de tomar decisões para executá-las. Assenta as bases técnicas para executar as intervenções em cooperação técnica, segundo a estratégia da OrMM para gerar os resultados esperados.
- Avaliação das intervenções de cooperação técnica: Propõe critérios para avaliar as intervenções em nível de processo, gestão e produto, além dos planos para avaliar a cooperação técnica, segundo as orientações estratégicas da OrMM.
- Mobilização de recursos: Estabelece parcerias e alianças com diversas instituições e organizações para obter recursos financeiros e não financeiros. É capaz de se relacionar com todos os tipos de pessoas e em todos os níveis, visando obter os recursos necessários. É capaz de apresentar e disseminar informações de forma clara. Executa os recursos segundo os acordos previamente estabelecidos com as parcerias.
- Acção Interinstitucional e Intersetorial: Identifica, analisa e sugere eficientemente as oportunidades de participação nas esferas de decisão quando as prioridades políticas são estabelecidas. Apoia a avaliação das políticas de saúde em termos de prazo, impacto e eficácia. Recomenda o uso de estratégias e técnicas que são constantemente actualizadas e melhoradas.
Os candidatos interessados(as) deverão enviar as suas cartas de manifestação de interesse e os CVs para os seguintes contactos: rh.ormmz@gmail.com até as 17:0o Horas do dia 03/08/2020.
Apenas os candidatos apurados na avaliação documental serão contactados para a fase seguinte.